quinta-feira, 7 de julho de 2016

FLOR - ADOÇÃO ESPECIAL


Flor foi resgatada durante a alimentação dos gatinhos que vivem na UFES. Ela se aproximou das voluntárias pedindo carinho e logo foi para o colo. Típico de gatinho que já teve um lar e que é acostumado com pessoas, provavelmente vítima de abandono. Ela foi resgatada e depois de alguns dias, Flor parou de comer. Verificamos que ela estava com a boca machucada, o que deve ter dificultado a alimentação.
Flor foi levada para a clínica Cães & Gatos e submetida a vários exames. O machucado da boca era uma ulcera. Ela fez exame de sangue, urina, ultrassom e teste de Fiv/FeLV. O resultado do teste confirmou que Flor é FeLV (*) positiva.
Pelo ultrassom foi verificado que Flor já é castrada, o que confirma nossas suspeitas de que ela foi abandonada lá por sua família. Flor nunca tinha sido vista na UFES e mansa como ela é, jamais seria gatinha nascida ali. Infelizmente, acreditamos que Flor foi abandonada porque estava doente. Muito triste.
Flor ficou internada sob os cuidados dos veterinários Amanda e Tom e se recuperou totalmente da úlcera. Flor recebeu tratamento para aumentar imunidade, voltou a comer e está muito bem. Recebeu alta e voltou para lar temporário. Hoje Flor descansa na sua cama rosa enquanto espera a adoção.
Cuidar de um gatinho FeLV positivo não é diferente dos cuidados com um gatinho saudável e que, com acompanhamento veterinário e um lar tranquilo, livre de stress, pode viver por muitos anos (Leia abaixo um pouco sobre a FeLV (*)). Flor é uma gatinha mansa e carinhosa e pode ser adotada por uma família que não tenha gatos ou que já tenha um gatinho FeLV. Dê uma chance a um gatinho especial, adote a Flor!
Contato: adocaogatinhoses@googlegroups.com
SOBRE A FELV:
(*) Leucemia viral felina (FeLV) é causada por um vírus que compromete o sistema imunológico do animal, interferindo na sua capacidade de combater infecções, predispondo o organismo a uma variedade de doenças secundárias. A contaminação ocorre pelo contato entre um gato contaminado e um gato saudável por meio da saliva, secreções nasais, sangue, urina ou fezes. Fêmeas grávidas podem passar o vírus para seus filhotes, diretamente pela placenta ou na amamentação. A FeLV age de acordo com imunidade e resistência orgânica de cada indivíduo. Alguns gatinhos apresentam complicações secundárias, outros, entretanto são portadores, mas não chegam a apresentar sintomas, vivem bem durante anos.
O ideal é que um gatinho portador de FeLV seja filho único. FeLV é uma doença única e exclusivamente do gato, não sendo transmitida ao homem ou a outras espécies de animais. Assim, quem tem um cachorrinho e deseja adotar um gatinho, pode pensar com carinho em adotar um gatinhos portador de FeLV, sem se preocupar com o risco de uma contaminação. Para quem deseja ter apenas um gatinho em casa, adotar um gatinho que tenha FeLV é uma excelente opção e um ato de amor. Então, não descarte a possibilidade de adotar um desses gatinhos, que são felizes e brincalhões como qualquer outro.
Fontes: 

Nenhum comentário: