quarta-feira, 20 de setembro de 2017

CED - CAPTURA, ESTERILIZAÇÃO E DEVOLUÇÃO

Trika vive em uma colônia onde é monitorada e alimentada, castrada pelo método CED.

Você já ouviu falar sobre o método CED? 
Captura, Esterilização, Devolução é um método humano e eficaz de controle de colônias de gatos e de redução da população felina e canina. O processo envolve a captura dos gatos e cães de rua, a sua esterilização, um pequeno corte na orelha esquerda para fins de identificação, desparasitação e, por fim, a devolução do animal de volta ao seu território de origem. 

A American Society for the Prevention of Cruelty to Animals (ASPCA), organização focada na prevenção da crueldade contra animais nos Estados Unidos, considera a atividade como a única realmente não traumática, eficaz e sustentável para o problema da superpopulação de gatos não domiciliados. CED tem sido instrumento importante para ativistas, governos e ONGs controlarem populações de gatos abandonados em todo o planeta: é o metodo mais humano, efetivo e economicamente viável para controlar e reduzir a população de felinos pelas ruas e dezenas de países mundo à fora são favoráveis à prática, entendendo a importância da castração para evitar e minimizar o sofrimento destes animais.

Nossa cultura reconhece erroneamente abrigos e mutirões de castração como caminhos únicos a serem percorridos até que tenhamos uma diminuição significativa do sofrimento brutal a que está submetida a enorme população felina que habita as cidades brasileiras. Mutirões e abrigos não são soluções para essa questão difícil e dolorosa. Apenas fazem parte de um processo. Não dão conta de tocar a raiz do problema. Alguém já viu um gato abandonado arisco na fila de inscrição para algum mutirão? Não, nunca ninguém viu. Sem agentes de CED para “buscar o gato difícil” entranhado nos mais imprevisíveis buracos da cidade e esterilizá-lo, não haverá controle. Esse é um dado irrefutável. É óbvio que é importante a existência de mutirões como mecanismos de contenção da reprodução da população de gatos domiciliados pela população humana de baixa renda. É claro que o gato da família brasileira que reside nos centros menos favorecidos e periferias de nossas cidades precisa ser castrado por um mutirão. Só não podemos nos esquecer que nesses mesmos centros e periferias necessitados, milhares de felinos não possuem domicílio e se reproduzem de maneira desenfreada, aumentando exponencialmente sua presença e fazendo crescer também de maneira alarmante o atrito entre as duas populações, felina e humana.

O método CED é indicado para animais com menos chances de serem domesticados. Gatos com esse perfil são conhecidos como gatos "ferais". Eles têm menos chance de serem socializados e re-introduzidos em uma vida domestica de maneira bem sucedida e acabam tendo uma vida em constante stress e medo, condenados a viverem em abrigos, clínicas, lares temporários ou se adotados, permanecem escondidos embaixo de móveis. O melhor a ser feito em caso de gatos ferais é sempre o CED. Claro que existem muitos níveis de gatos ferais, como, por exemplo, os filhotes que possuem mais chances de socialização após resgate. Mas, deixaremos para falar sobre os tipos de gatos ferais em outro dia.
CED é política preventiva, é diminuição da violência crônica a que são submetidos os gatos de rua. A castração promove uma redução na agressividade desses animais, impede os riscos advindos da reprodução e, ao manter números controlados de colônias em áreas urbanas, assegura que os indivíduos tenham recursos alimentícios – mesmo que inadequados em relação a qualidade e quantidade - a sua disposição, tornando sua sobrevivência um pouco menos sofrida. CED é instrumento primordial para conter a explosão demográfica, ter uma população felina que não cresça a cada ano e diminuir o nascimento de ninhadas em terrenos abandonados.


O Adoção Gatinhos ES já resgatou e doou mais de 700 animais, principalmente felinos. Esse animais eram mansos, filhotes ou adultos abandonados já domesticados ou amansaram no pós-operatório e por isso, encaminhados para adoção. No entanto, muitos felinos não se enquadravam no perfil de adoção e devem ser beneficiados pela prática do CED. O Adoção Gatinhos ES pretende implementar a prática do CED nas fêmeas que habitam a colônia monitorada e alimentada pelo grupo, como o caso da Trika. Nosso maior desafio é a captura dos felinos ariscos. Isso não é uma tarefa fácil. Com planejamento e paciência tentaremos por em pratica o CED e compartilharemos com vocês nossos resultados.
Castrar é um ato de amor. Não há lares para todos, o número de animais abandonados cresce em progressão geométrica. O abandono é a consequência da procriação desenfreada e a castração age na raiz do problema. 

Fontes: Arpa Brasil, Felinos Urbanos, Anda, Adoção Gatinhos ES

Nenhum comentário: