quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

CURIOSIDADES DO MUNDO FELINO - O RONRONAR

Mr Bean, um dos nossos ronronentos. Aguarda adoção para ronronar em um lar definitivo.


Já diz aquele poema de Ferreira Gullar: "O gato é uma maquinha que a natureza inventou; tem pêlo, bigode, unhas e dentro tem um motor...".
Hoje vamos falar desse motorzinho que emite um barulhinho tão agradável pra nós, amantes desses seres incríveis. Existem muitas teorias que envolvem o ronronar dos gatos, mas na verdade nenhuma delas é convicta. Você sabe o que ele significa? O que o gatinho quer transmitir através dele? A maioria das pessoas pensa que quando o gato ronrona, está mostrando satisfação, que está feliz, mas nem sempre é assim. Muitos realmente ronronam quando "se esfregam" pedindo carinho ou para demonstrar satisfação. Basta um toque carinhoso para o motorzinho entrar em ação. Porém, existem outros motivos: Para amamentar, a mãezinha emite o ronrom para que os filhotinhos possam localizá-la e o bebezinho já aprende a ronronar para se comunicar com a mãe e os irmãos. O gatinho também ronrona para se sentir mais tranquilo; a vibração acalma, ajuda na dificuldade de respirar e até na recuperação em pós operatórios. Alguns ronronam quando sentem medo, raiva, fome ou dor e até para manipular seus humanos a fazer suas vontades (o que não nos surpreende). Além disso é muito comum o ronrom ser usado em situações que geram alegria, aconchego: quando ganham um cafuné e ao saborear um patezinho delicioso. Estudiosos concluíram que a comunicação através do ronronar seria próprio de filhotes, porém, com a domesticação dos gatos, ele permanece para o resto da vida.

O que todos nós temos certeza é que o ronrom é usado para os gatinhos se expressarem, num misto de funcionalidades, sendo as principais: comunicação, auto-cura e se acalmar. Fascinante, não?

E para esclarecer: o ronrom não tem nenhuma relação com asma, alergia ou qualquer doença respiratória. Gatos NÃO tem e não transmitem asma, até porque asma não é transmissível. 

Pra encerrar, uma curiosidade sobre o ronrom: além do gato, outros felinos de pequeno porte, como a jaguatirica, também ronronam. Já os felinos de grande porte não possuem essa característica. Então, curta muito seu gatinho e tente desvendar o que ele está querendo te dizer ao ronronar.

Texto: czp
Fonte: gatinhobranco.com, terra.com.br, cliqueciencia

Nenhum comentário: